Instruções para apresentação de Propostas de Eixos Temáticos

 

A submissão de trabalhos para esta modalidade se fará entre 01 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018.

 

Os Eixos Temáticos (ET) têm o objetivo de reunir os trabalhos apresentados sobre diferentes temáticas que envolvam os corpos, os gêneros e as sexualidades, propiciando o encontro e discussão entre pesquisadoras/es de um mesmo tema.

Os ET serão coordenados por duas/dois pesquisadoras/es doutoras/es de instituições nacionais ou internacionais.

Para ser efetivado, cada Eixo temático, deverá ter um mínimo de 10 trabalhos inscritos e selecionar no máximo 20 trabalhos de comunicação oral para apresentação e 10 trabalhos de pôster.

Os Eixos Temáticos são espaços para exposição e diálogo de pesquisas concluídas ou em andamento, bem como, para que alunos/as de graduação possam apresentar seus trabalhos de iniciação científica.

Poderão apresentar trabalhos nos Eixos Temáticos, sob a forma de Comunicação Oral, doutoras/es, mestras/es, estudantes de pós-graduação e graduadas/os. Sob a forma de pôster alunos/as de graduação.

Cada participante terá 15 minutos para apresentar sua comunicação oral e 5 min para pôster. Essa modalidade (comunicação oral e pôster) estará disponível para inscrição de 05 de março a 05 de maio de 2018. Poderão se inscrever estudantes de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado), mestras/es e doutoras/es com pesquisas e trabalhos que se enquadrem na proposta do Eixo Temático.

Normas para os Eixos Temáticos:

1. Título em português e espanhol ou inglês.
2. Nome dos/as autores/as
3. Dados relativos à sua maior titulação
4. Currículo resumido em português, espanhol ou inglês.
5. Instituição de origem 
6. E-mail para contato 
7. Resumo de no mínimo 1.500 e no máximo 2.500 caracteres, com espaços, em português ou espanhol e em inglês.
8. Palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5) em português ou espanhol e em inglês.
         
Orientações:


1. As inscrições para propor Eixos Temáticos podem ser realizadas de 01 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018.
2. A seleção das propostas de Eixo Temático será realizada pela comissão científica designada pela organização do evento. As propostas serão avaliadas pela sua consistência, relevância e clareza, priorizando-se aquelas que se vincularem ao tema central do evento.
3. O resultado será divulgado na página do evento até o dia 25 de fevereiro.
4. O pagamento da inscrição para proponentes de eixo temático só será realizada após a avaliação do comitê científico e divulgado o resultado.
5. Será de responsabilidade das/os coordenadoras/es de Eixos Temáticos:
a. A recepção dos trabalhos submetidos ao seu ET pelo Comitê Organizador, avaliação, seleção e elaboração da programação de apresentações dos trabalhos propostos.
b. A Organização das sessões de apresentação dos trabalhos submetidos e aprovados no ET.
c. Coordenação das atividades do ET durante o evento.
d. Os ET acontecerão no período da manhã, das 8h30 às 12:30h.

 

ATENÇÃO: A comissão organizadora não garante qualquer subsídio financeiro para a vinda de coordenadoras/es de Eixos Temáticos.

 


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NA MODALIDADE
COMUNICAÇÃO ORAL

 
          A submissão de trabalhos para esta modalidade se fará entre 05 de março a 05 de maio de 2018.

 

Cada proposta poderá ser encaminhada a apenas um Eixo Temático. Uma vez encaminhada, não será permitida a substituição de ET. (Isso não impede o envio de outras propostas para outros ET)

Serão aceitos como trabalhos os ensaios (distintos de revisão de literatura) e os estudos com conclusões parciais ou finais, abordando temáticas novas ou já estabelecidas nas áreas do evento, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.

Poderão se inscrever para apresentação de comunicação oral doutoras/es, mestras/es, estudantes de pós-graduação e graduadas/os.

O pagamento da inscrição para apresentadores/as de trabalho deverá ser realizado em duas etapas:


Primeiro pagamento: no momento de submissão do trabalho cada autor/a deverá realizar o pagamento de uma parte da inscrição no valor de R$ 50,00.


Segundo pagamento: após aprovação da proposta submetida, cada proponente deverá realizar o pagamento do restante do valor da inscrição total.

 

Conta para depósito do pagamento da inscrição:

 

Banco do Brasil

Agência 0084-1

Conta corrente: 61538-2 - Seminário corpo gênero

 

Caso algum ET seja cancelado, os trabalhos enviados e aprovados para ele serão remanejados para outros ET. 

ATENÇÃO: todos/as os/as autores/as do trabalho deverão estar inscritos/as e com pagamento efetuado para que o trabalho possa ser apresentado no evento e publicado no e-book. Somente receberá certificado de apresentação do trabalho o/a autor/a que estiver presente no momento da apresentação. 
 
 O trabalho deverá ser apresentado na forma de resumo expandido e ter entre 10.000 e no máximo 15.000 caracteres com espaço.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
 
          1 - Título 
          2 - Nome do/a/s autor/a/s (até três autores/as) 
          3 - Dados relativos à sua maior titulação 
          4 - Instituição de origem 
          5 – Eixo temático a que se destina
          6 - E-mail para contato 
          7 - Resumo (deverá ter no mínimo 600 e no máximo 800 caracteres com espaço)
          8 - Três palavras-chave 
          9 - Em seguida, o texto do trabalho (10.000 a 15000 caracteres com espaço)
 
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
 
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Trabalhos que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão considerados para avaliação e publicação (com exceção dos Relatos de Experiências, que não tem a obrigatoriedade de conter referências, a não ser que se utilize de citações).

As notas de rodapé deverão ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecerem no fim da página em que foi referenciada (usar comando automático do editor de textos).

Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou RTF. com o seguinte nome:  eixo temático e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: ET1_Carla_Costa).

O Comitê Organizador encaminhará os trabalhos que atendam às normas de formatação para os/as coordenadores/as dos ET para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 30 de maio de 2018, na página do evento. 
 
 ATENÇÃO: os trabalhos que não atenderem às normas de formatação ou apresentarem mais de três autores/as serão eliminados/as. 

Com o trabalho aprovado, o/a/s autor/a/s deverá/ão efetivar o valor relativo a segunda parcela do pagamento de sua inscrição, impreterivelmente, até o dia 30 de junho de 2018, sob pena de o trabalho não ser apresentado e publicado. Os textos aprovados serão publicados no e-book desde que sejam devidamente apresentados no evento. O e-book será disponibilizado após o evento, apenas com os trabalhos apresentados. 

O comprovante do depósito ou transferência realizada em caixa eletrônico deverá ser enviado para o e-mail do evento (E-MAIL) até a data estipulada.

 

IMPORTANTE:

1 - Em nenhuma circunstância haverá devolução de valores pagos na inscrição.
 
2 - É obrigatório o pagamento da inscrição, por todos/as os/as autores/as, para apresentação e publicação dos trabalhos no e-book do evento.
 
3 - Somente receberá/ão certificado/s o/a/s autor/a/s que estiver/em presente/s no evento, no momento da apresentação do trabalho

4 - Os certificados serão digitais e enviados para o e-mail cadastrado no SINSC após apresentação no evento.
 
4 - O e-book será disponibilizado após o evento, apenas com os trabalhos apresentados.

 


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NA MODALIDADE
PÔSTER

 

A submissão de trabalhos para esta modalidade se fará entre 05 de março a 05 de maio de 2018.

         
Cada proposta poderá ser encaminhada a apenas um Eixo Temático. Uma vez encaminhada, não será permitida a substituição de ET. (Isso não impede o envio de outras propostas para outros ET)

Serão aceitos como pôsteres trabalhos que incluam apresentações esquematizadas e ilustradas de determinados aspectos de uma pesquisa em andamento.
   
Poderão se inscrever como expositores/as de pôster alunos/as regularmente matriculados/as na graduação e alunos/as de ensino médio que estejam participando ou que tenham participado de pesquisa PIBIC/EM.

O pagamento da inscrição para apresentadores/as de trabalho deverá ser realizado em duas etapas:


Primeiro pagamento: no momento de submissão do trabalho cada autor/a deverá realizar o pagamento de uma parte da inscrição no valor de R$ 50,00.


Segundo pagamento: após aprovação da proposta submetida, cada proponente deverá realizar o pagamento do restante do valor da inscrição total.

 

Conta para depósito do pagamento da inscrição:

 

Banco do Brasil

Agência 0084-1

Conta corrente: 61538-2 - Seminário corpo gênero

 

O trabalho que dará origem ao pôster deverá ser apresentado na forma de resumo expandido e ter entre 4.000 a 6.000 caracteres com espaço.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:

 
          1 - Título 
          2 - Nome do/a/s autor/a/s (até três autores/as)
          3 - Dados relativos à sua maior titulação
          4 - Instituição de origem
          5 - E-mail para contato
          6 - Em seguida, o texto do trabalho

 

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão).  As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
 
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Trabalhos que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão considerados para avaliação e publicação (com exceção dos Relatos de Experiências, que não tem a obrigatoriedade de conter referências, a não ser que se utilize de citações).

As notas de rodapé deverão ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecerem no fim da página em que foi referenciada (usar comando automático do editor de textos).

Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou RTF. com o seguinte nome:  eixo temático e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: ET1_Carla_Costa).

O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 30 de maio de 2018, na página do evento.
         
A confecção do pôster deverá possuir, obrigatoriamente, os seguintes itens:


1. Título do trabalho
2. Nome do/a/s autor/a/s
3. Instituição a que pertence/m
4. E-mail de contato
5. Agência ou Instituição Financiadora (se houver)
 
O pôster deverá ter as medidas de 1,20 m de altura e 1,00 m de largura. Deverá privilegiar fragmentos curtos de texto, enfatizando imagens e outros elementos. É importante ressaltar que o conteúdo do pôster deve estar visível a uma distância de 1 m. Caso não sejam seguidas essas orientações o trabalho não receberá certificado de apresentação. ATENÇÃO: os trabalhos que não atenderem às normas de formatação ou apresentarem mais de três autores/as serão eliminados/as. 

O pôster será apresentado no Eixos Temático escolhido durante 5 min, bem como, ficará exposto no Cidec-Sul na ala norte.
 
ATENÇÃO: os trabalhos que não atenderem às normas de formatação ou apresentarem mais de três autores/as serão eliminados/as. 
 
Com o trabalho aprovado, o/a/s autor/a/s deverá/ão efetivar o valor relativo a segunda parcela do pagamento de sua inscrição, impreterivelmente, até o dia 30 de junho de 2018, sob pena de o trabalho não ser apresentado e publicado. Os textos aprovados serão publicados no e-book desde que sejam devidamente apresentados no evento. O e-book será disponibilizado após o evento, apenas com os trabalhos apresentados. 
 
O comprovante do depósito ou transferência realizada em caixa eletrônico deverá ser enviado para o e-mail do evento (E-MAIL) até a data estipulada.

 

IMPORTANTE:

1 - Em nenhuma circunstância haverá devolução de valores pagos na inscrição.
 
2 - É obrigatório o pagamento da inscrição, por todos/as os/as autores/as, para apresentação e publicação dos trabalhos no e-book do evento.
 
3 - Somente receberá certificado o/a/s autor/a/s que estiver/em presente/s no evento, no momento da apresentação do trabalho

4 - Os certificados serão digitais e enviados para o e-mail cadastrado no SINSC após apresentação no evento.
 
4 - O e-book será disponibilizado após o evento, apenas com os trabalhos apresentados.

 


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NA MODALIDADE
RELATOS DE EXPERIÊNCIA (Pôster Comentado)

 

          A submissão de trabalhos para esta modalidade se fará entre 05 de março a 05 de maio de 2018. 

 

 Os Relatos de Experiência supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento corpo, gênero e sexualidade–, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos. Os relatos poderão ser encaminhados para uma das três categorias a seguir:
 
         1 – Práticas escolares e de formação docente: diz respeito a iniciativas de trabalho (atividades, projetos, etc.) ou produção de materiais pedagógicos desenvolvidos por profissionais que atuam na educação básica ou nas universidades para a abordagem de temas ligados corpo, gênero e sexualidade nas escolas e nas iniciativas de formação docente (inicial e continuada).
 
         2 – Ativismos e os movimentos sociais: diz respeito a iniciativas de trabalho (atividades, projetos, intervenções, etc.) de grupos e coletivos para a abordagem de temas ligados a corpo, gênero e sexualidade junto à sociedade, seja no trabalho com sujeitos, seja na abordagem dessas temáticas em campanhas, produção de materiais e demais ações político-educativas.
 
         3 – Produções culturais e artísticas: diz respeito ao relato sobre produções no âmbito das mídias (filmes, vídeos, etc.), artefatos culturais (revistas, livros, livros infantis, etc.) e produções artísticas diversas (fotografia, performance, etc.) envolvendo temas ligados a corpo, gênero e sexualidade.

O pagamento da inscrição para apresentadores/as de trabalho deverá ser realizado em duas etapas:

Primeiro pagamento: no momento de submissão do trabalho cada autor/a deverá realizar o pagamento de uma parte da inscrição no valor de R$ 50,00.


Segundo pagamento: após aprovação da proposta submetida, cada proponente deverá realizar o pagamento do restante do valor da inscrição total.

 

Conta para depósito do pagamento da inscrição:

 

Banco do Brasil

Agência 0084-1

Conta corrente: 61538-2 - Seminário corpo gênero

 

O trabalho deverá ter no mínimo 5.000 e no máximo 8.000 caracteres com espaço.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
 
 
          1 - Título 
          2 - Nome do/a/s) autor/a/s (até três autores/as) 
          3 - Dados relativos à sua maior titulação
          4 - Instituição de origem 
          5 - E-mail para contato 
          6 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          7 - Em seguida, o texto do trabalho

 

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Trabalhos que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão considerados para avaliação e publicação (com exceção dos Relatos de Experiências, que não tem a obrigatoriedade de conter referências, a não ser que se utilize de citações).

As notas de rodapé deverão ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecerem no fim da página em que foi referenciada (usar comando automático do editor de textos).
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou RTF. com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: PE_Carla_Costa).
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 30 de maio de 2018, na página do evento.
 
  ATENÇÃO: os trabalhos que não atenderem às normas de formatação ou apresentarem mais de três autores/as serão eliminados/as. 
 
Com o trabalho aprovado, o/a autor/a deverá efetivar o pagamento de sua inscrição, impreterivelmente, até o dia 30 de junho de 2018, sob pena de o trabalho não ser apresentado e publicado. Os textos aprovados serão publicados no e-book desde que sejam devidamente apresentados no evento. O e-book será disponibilizado após o evento, apenas com os trabalhos apresentados. 

O comprovante do depósito ou transferência realizada em caixa eletrônico deverá ser enviado para o e-mail do evento (E-MAIL) até a data estipulada.

O pôster comentado será apresentado em salas, sendo que não é necessário imprimi-lo, ele pode ser projetado. . Cada expositor/a terá até 10 minutos para sua apresentação. Caso o pôster seja impresso ficará exposto no Cidec-Sul na ala norte.


IMPORTANTE:

1 - Em nenhuma circunstância haverá devolução de valores pagos na inscrição.
 
2 - É obrigatório o pagamento da inscrição, por todos/as os/as autores/as, para apresentação e publicação dos trabalhos no e-book do evento.
 
3 - Somente receberá certificado o/a/s autor/a/s que estiver/em presente/s no evento, no momento da apresentação do trabalho

4 - Os certificados serão digitais e enviados para o e-mail cadastrado no SINSC após apresentação no evento.
 
4 - O e-book será disponibilizado após o evento, apenas com os trabalhos apresentados.